top of page

Este projeto busca diagnosticar o estado da arte da História Ambiental, na seara da historiografia contemporânea brasileira. Constitui um esforço de compreensão epistemológica deste novo campo do saber e de sua penetração nas ciências sociais e naturais. Pretende identificar as bases teóricas, conceituais e metodológicas sobre as quais a história ambiental está debruçada, na contemporaneidade; bem como, as possíveis controvérsias em torno de sua definição e conceituação. Contribui, ainda, para a criação/fortalecimento da rede de pesquisadores em história ambiental, no país, uma vez que se preocupa em identificar núcleos e temas de pesquisa, no interior da academia, em todo o território nacional.

Através de pesquisa tipo survey, o projeto, desde 2015, vem contatando pesquisadores nas universidades públicas e privadas de todo país, convidando-os a colaborar com a proposta. Os resultados, até então, atualizados, estão expostos neste site, por meio de gráficos e tabelas. Assim como, o questionário, inicial, que deu acesso aos pesquisadores e suas linhas de pesquisa.

A metodologia adotada, para o tema delimitado e para atingir aos objetivos propostos está composta de três etapas interdependentes: a primeira se refere aos estudos de material acadêmico, produzido no Brasil e no mundo, acerca das bases teóricas, conceituais e metodológicas da História Ambiental. Aqui serão selecionados e estudados artigos científicos de autores-referências na questão. A segunda etapa faz a aplicação de questionários abertos a pesquisadores em história ambiental no Brasil; buscando dos mesmos o entendimento, as limitações e potencialidades deste novo campo do saber. A última etapa realiza pesquisas de documentos em site, oriundos dos encontros e redes nacionais em História Ambiental, no Brasil, obtendo informações que possam somar às demais e responder às questões aqui colocadas, referentes à definição deste campo do saber, aos limites da pesquisa, aos temas estudados, às bases teóricas e metodologias adotadas. 

O projeto está em andamento, sendo, constantemente, alimentado pela incorporação de novos núcleos e temas de pesquisa, oriundos das diferentes universidade brasileiras.

O projeto conta com a participação de uma bolsista, financiada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (bolsa EIC) e uma aluna voluntária.

Atual bolsista: Thayná da Costa Gomes (2020-atual)

Ex bolsista: Jenifer Castro da Silva (2018-2020)

Ex Bolsista: Thaís Gomes dos Santos (2016-2018)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7690216907245147

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0301087445911975

Estado da Arte da História Ambiental no Brasil

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO RIO DE JANEIRO

Mapa de Luiz Teixeira (ca. 1574) em Roteiro de todos os Sinais, Conhecimentos, Fundos, Baixos, Alturas e Derrotas que há na costa do Brasil, desd’o Cabo de Santo Agostinho até o Estreito de Fernão de Magalhães. Biblioteca da Ajuda, Lisboa. ABREU, Maurício de Almeida. Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). Vol. 1. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio & Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, 2010. p. 123.

bottom of page